quarta-feira, 3 de março de 2010

HISTÓRIA DAS RUIVAS

Pequena Sereira Ariel, meiga e com seus lindos cabelos ruivos!

Já que adoro essa cor de cabelo, nada mais justo que fazer uma homenagem a todas as mulheres que dão a vida pra saber que cor passo nos meu cabelos para que fiquem vermelhos e tão vivos e brilhantes!



Os cabelos ruivos são um musthave no nosso meio, quase tanto quanto as longas (e preferivelmente lisas) madeixas em preto-azulado. Hoje Mme. Mean não vai discutir a legitimidade ou não dessas exigências e estereótipos. Seguindo com o programa e atendendo à solicitação de uma leitora, vamos falar sobre os cabelos através da História e, aproveitando o último post, nosso assunto hoje são os maravilhosos cabelos ruivos.
Se as mulheres ruivas, com suas peles claras e olhos azuis (vide Simone Simmons), são capazes de despertar toda a luxúria e lascívia masculina, saibam, querido(as) leitores(as) que nem sempre foi assim!
Na cultura medieval, as mulheres ruivas não eram vistas com bons olhos. Acreditava-se que os cabelos afogueados eram típicos de um comportamento intempestivo e perigoso, pouco desejável numa mulher. É provável que essa concepção derive do fato de que Caim seja representado, muitas vezes, com os cabelos ruivos. Entre os povos germânicos, havia a crença de que os ruivos estavam ligados à bruxaria, atividade que era muito mal-vista e violentamente combatida entre esses povos, a despeito do que apregoam os manuais neo-pagãos…
É no fim do reinado da Rainha Elizabeth que se generaliza a crença nas fadas como lindas mulheres dotadas de vastas cabeleiras ruivas…Por outro lado, em algumas representações Eva aparece como uma mulher ruiva, sendo este cabelo um signo do pecado.
Durante a era vitoriana, perpetuava-se a repúdia aos cabelos ruivos, que, no entanto, eram muito apreciados e largamente retratados por diversos artistas pré-rafaelitas e pelos seus “herdeiros”, os estetas. Nesse período se torna clássica a representação da mulher ruiva de pele clara e olhos verdes os azuis. Hoje muitas mulheres adotam a cor ruiva nos cabelos. Eu sou uma delas e acho que serei eternamente ruiva!

2 comentários:

Comente Aqui!